Você sabia? Para dar andamento ao processo de usucapião de um imóvel, é preciso fazer um levantamento topográfico do local. A planta e o memorial descritivo são requisitos básicos para a regularização de imóveis, garantindo a validação de todas as informações técnicas da propriedade.
O levantamento topográfico irá conter informações detalhadas sobre o terreno. Como as dimensões, os limites com as propriedades vizinhas e tudo o que se encontra nele.
Assim, é preciso fazer um levantamento topográfico, que deverá ser realizado com equipamentos específicos, por profissionais devidamente credenciados e habilitados!
Através da medição planimétrica do local, serão determinadas as dimensões topográficas reais do terreno. Assim, sua descrição técnica correta (perímetro, ângulos e distância) é colocada numa planta topográfica, que será apresentada ao cartório, junto com outros documentos.
Vale frisar que para propriedades rurais, o levantamento deverá ser feito através do georreferenciamento, seguindo as normas técnicas do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).